Turma 2025 – Aula Inaugural: “Movimentos sociais e questão tributária: link negligenciado?”

ago 05 2025

Turma 2025 – Aula Inaugural: “Movimentos sociais e questão tributária: link negligenciado?”

No dia 14 de agosto de 2025, quinta-feira, a Especialização Política & Sociedade orgulhosamente convida a Prof. Monika Dowbor (PPGCOL-UFRGS) para ministrar a Aula Inaugural da Turma 2025.

A partir das 19h, através da plataforma Zoom, a cientista política apresenta aos estudantes do curso a aula Movimentos sociais e questão tributária: link negligenciado?, partindo de uma interrogação sobre o lugar ocupado pela questão das injustiças tributárias nos movimentos sociais brasileiros que lutam pela implementação de políticas sociais. A pergunta tem como pano de fundo a constatação sobre o paradoxo da Constituição de 1988, na qual a ampliação dos direitos sociais não foi acompanhada pela progressividade da base fiscal. Em diálogo com a literatura de sociologia fiscal e a Teoria de Processo Político, a cientista política pretende analisar como diferentes movimentos sociais brasileiros abordam a questão tributária nas suas reivindicações em termos de diagnósticos de injustiças, prognósticos de soluções fiscais e coalizões construídas. O encontro pode ser assistido também em transmissão aberta, ao vivo, no canal do IESP-UERJ no YouTube:

Doutora em Ciência Política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Monika Weronika Dowbor é professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como coordenadora do Núcleo Democracia e Ação Coletiva (NDAC)  do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Transformações da Participação, do Associativismo e do Confronto Político (INCT Participa). Pesquisa as temáticas de saúde, governança participativa, instituições participativas e social accountability. Atualmente, coordena a pesquisa sobre a participação da população em situação de rua nas políticas públicas em Porto Alegre. 

Share Post