Seleção Turma 2023

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 30 DE JUNHO – AQUI

A Especialização Política & Sociedade do IESP te dará ferramentas teóricas-metodológicas para analisar criticamente os processos e discursos sociais do Brasil e do mundo.

Nosso curso desenvolve em nossos alunos formas inovadoras de pensar e agir para que proponham caminhos alternativos em suas áreas de atuação, com base na interseção entre Sociologia, Ciência Política e Economia.

Aceitamos inscritos com graduação em qualquer área!

IESP – UERJ

Faça Especialização em um dos mais importantes e tradicionais centros de pós-graduação e pesquisa em Ciência Política e Sociologia do Brasil e da América Latina

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é o sucessor, desde 2010, do antigo IUPERJ. Foi aqui que surgiu o primeiro doutorado em Ciência Política do Brasil.

Geração após geração, cientistas sociais aqui formados se tornaram docentes de universidades de prestígio em todo país e no exterior, ocupantes de cargos diretivos no Estado e no mercado.

O curso e sua estrutura são pensados para melhor atender você!

VAGAS LIMITADAS!

Este ano a novidade é que o curso será híbrido!

Metade das vagas são para o formato remoto com aulas ao vivo (síncronas).

Tenha a melhor experiência de aula e conteúdo, com interação em tempo real com os professores e colegas.

A carga horária total do curso é de 375 horas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h.

Início das aulas em agosto de 2023 até dezembro 2024

Conheça AQUI as disciplinas

Conheça mais os professores AQUI

Processo Seletivo

Etapa 1) Você faz a sua inscrição via e-mail, enviando todos os documentos listados abaixo (caráter eliminatório).

Etapa 2) Depois todos os inscritos são convocados para uma breve entrevista on-line, sobre o Curriculum Vitae, da carta de justificativas de interesse e da documentação apresentadas (caráter eliminatório).

Os aprovados já começam as aulas em agosto de 2023

A lista completa de documentos necessários é a seguinte:

° Cópia frente e verso do Diploma de Graduação

° Histórico de graduação

° Cópia da Carteira de Identidade e CPF

° Curriculum Vitae atualizado

° 02 (duas) fotos recentes (3×4)

° Carta de uma lauda com justificativa de interesse no lato em Política & Sociedade

° Comprovante de pagamento de inscrição na seleção (para gerar boleto, visite o Cepuerj)

Todos os documentos devem ser enviados para selecao.especializacao.2023@iesp.uerj.br até 30 de junho para que a inscrição seja realizada. Para mais detalhes, confira nosso Edital de Seleção para a turma de 2023.

Alunos Cotistas

Seguindo a legislação estadual (leis 6914/2014 e 6959/2015), o curso oferecerá cotas para alunos carentes e que atendam a algumas condições como se autodeclarar preto, pardo ou indígena; ter estudado/graduados em rede pública; ter estudado/graduado em rede particular financiado pelo FIES ou PROUNI, possuir alguma deficiência; ser filho de policiais civis e militares, inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapacitados em razão do serviço. As cotas serão limitadas e variarão de acordo com a quantidade geral de matriculados. Todos os alunos cotistas terão direito à bolsa integral no curso. Mais detalhes, basta consultar os documentos abaixo:

Documentos e formulários – Especializações UERJ

Edital completo AQUI

Calendário Resumido

Inscrições para o processo seletivo: 22 de maio a 30 de junho

Divulgação das Inscrições Deferidas: 03 de julho

Divulgação dos candidatos aprovados para a fase de entrevista: 06 de julho

Entrevistas para seleção de candidatos: 20 a 28 de julho

Resultado final do processo seletivo: 31 de julho

Matrícula: 03 a 07 de agosto

Início das aulas: Segunda metade de agosto