Apresentação

O Curso

Dizer que nossa vida contemporânea está em crise não é mais uma novidade. As múltiplas camadas e dimensões dessa crise exigem, porém, respostas críticas e criativas. É ao redor dessas respostas e dos problemas que elas evocam que se situa a Especialização em Política & Sociedade.

O que falar dos eventos recentes de radicalização (moral, ideológica, cultural) frente à nossa histórica cordialidade? Como compreender protestos e demandas dos movimentos e das minorias a favor de mais direitos e também a reação contra elas? Como, nos planos prático e teórico, se relacionam Estado, mercado e sociedade civil? O que há de realmente novo no colapso de nossos partidos? A chamada ‘crise de representação’ é algo unicamente brasileiro ou atravessa vários países e continentes? O que é, afinal, representação?

Reconhecido pela UERJ e pelo MEC, o curso de Especialização em Política & Sociedade oferece instrumentos teóricos e informacionais para pensar criticamente os processos, atores e discursos que compõem o Brasil e o mundo contemporâneo. Articulando contribuições da Sociologia, Ciência Política e Economia, o curso tem como objetivo de desenvolver e fomentar formas inovadoras de pensar e agir em diversas áreas, que estejam à altura da complexidade da crise contemporânea.

Clique nos links abaixo para mais informações:
Público Alvo
Corpo Docente
Disciplinas
Seleção e Investimento

O IESP-UERJ

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sucessor desde 2010 do antigo IUPERJ, é um centro de pesquisa e ensino de Pós-graduação em Ciência Política e Sociologia de destaque na América Latina. Foi aqui que surgiu o primeiro doutorado em Ciência Política do Brasil, com a primeira tese defendida já em 1971. Geração após geração, os cientistas sociais formados pela instituição passaram a integrar os quadros docentes de universidades de prestígio em todo país e no exterior, ou seguiram carreiras em instituições públicas e privadas.

Por toda sua história, o IESP tem mantido um papel de liderança nas ciências sociais brasileiras e de centro de referência para pesquisadores do Brasil e do exterior, atraindo um grande número de convidados internacionais, nas funções de palestrantes, pesquisadores convidados, professores e estudantes visitantes. Muitos estudantes estrangeiros passaram por seus programas de mestrado e doutorado. Situado na Rua da Matriz no bairro de Botafogo (Rio de Janeiro), a instituição está aberta e incentiva o acolhimento de estudantes de outros países, e ativamente promove meios para viabilizar sua estada no Rio de Janeiro, seja através de bolsas de estudo de agências de financiamento brasileiras seja por meio de convênios internacionais.

A história da Universidade do Estado do Rio de Janeiro começa em 1950, com a fundação da Universidade do Distrito Federal (UDF). Ao longo dessas décadas, a UERJ cresceu e firmou-se como uma das principais universidades do País. Sua importância no espaço acadêmico brasileiro pode ser atestada pela qualidade da formação superior que oferece, pelo valor da sua produção científica, pelas centenas de projetos de extensão em desenvolvimento, pela promoção da cultura e pelos inúmeros serviços prestados à população. Instituição pública, sua missão se baseia em princípios de igualdade e pluralidade: também foi precursora na implantação do sistema de reserva de vagas para ingresso via vestibular.

Maiores informações em: http://www.iesp.uerj.br